Como implantar a transformação digital em Redes de Ensino?


Encontrar um caminho é encontrar uma maneira ou um método para realizar algo. Por isso, ao se criar uma metodologia, estabelecemos uma rota para facilitar a compreensão e execução pelas redes de ensino, visando o alcance de um objetivo.

A metodologia foi construída a partir de ações testadas e em práticas que utilizaram os materiais existentes criados por vários órgãos públicos e privados, buscando facilitar o percurso, indicando sugestões, o que deu certo, criando documentos e protocolos autorais que apoiarão a efetivação de um projeto de rede ou de escola para o desenvolvimento da cultura digital. Portanto, a metodologia se sustenta em práticas de quem já passou por essa experiência.

Premissas para cultivar uma escola sempre em transformação


Uma escola ou uma rede de ensino em transformação deve estar continuamente envolvida e se atualizando com as novas propostas e pesquisas científicas que surgem.

Por isso, este ciclo se renova à medida que surgem novas necessidades, avanços das pesquisas, recursos tecnológicos, estratégias e metodologias congruentes com as carências e desejos da coletividade.

Algumas experiências têm nos mostrado que as pessoas reagem melhor e aderem mais facilmente às propostas que tenham fundamentação teórica, mas que sejam simples para entender, planejar e colocar em prática. Por isso a metodologia se ampara no visual e é expressa em um Framework.

Framework

"Redes em Transformação"


O Framework Redes em Transformação funciona como guia que propõe um percurso contínuo, sugerindo estratégias e recursos para conduzir as redes de ensino. E o símbolo de atualização demonstra o constante aperfeiçoamento que as redes devem manter para seguir no processo e evolução.

Ele também dá a direção, uma trilha de quatro etapas para ajudar as redes a se organizarem, com curadorias básicas para cada etapa e, para que, de modo gradual, as mesmas possam se empoderar, obtendo repertório suficiente para implantar um projeto de inovação educacional.

Também organizamos um espaço para ideias e aprofundamentos, visto que, certamente, teremos redes em diferentes níveis de incorporação de tecnologias educacionais e de possibilidades na execução de um Plano de Transformação Digital e Ensino Híbrido.

Um processo contínuo de evolução

Conhecer

Entender, inteirar-se em profundidade sobre o público atendido, suas potencialidades e necessidades e a partir disso estudar e pesquisar as possibilidades existentes para planejar e preparar a transformação. Conhecer é a base para as outras etapas.

Idealizar

É projetar, visualizar a transformação. E para isso é preciso dialogar, ouvir, envolver e inspirar as pessoas para planejar, conceber e elaborar com intencionalidade nas ações e a partir disso, registrar as decisões e produzir juntos, levando a equipe a se comprometer com as decisões tomadas.

Realizar

Empreender-se no plano de ação, empenhando-se em executá-lo e agir para criar todas as possibilidades de implantação do projeto. Acompanhá-lo, monitorá-lo para replanejar rotas , promover melhorias constantes e garantir a efetivação da mudança.

Fluir

Alcançar o estado de Fluxo (Flow), valorizar as conquistas e boas práticas. Profissionais felizes têm mais motivação, vencem obstáculos, ficam profundamente envolvidos e comprometidos com o projeto pessoal e coletivo de constante evolução.

O que você encontra na trilha?

É hora de entrar nesta trilha! Vamos lá!

Acesse o e-book com a trilha completa e leve a transformação digital para sua Rede de Ensino

e-Book "Redes em Transformação


Projeto desenvolvido por Vânia Flores, selecionada pelo Certified Innovator Program/ Google BRZ19.

O Projeto Redes em Transformação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

2021